DIVERTICULOTOMIA ENDOSCÓPICA DE ZENKER
O que é?
A Diverticulotomia Endoscópica de Zenker é um exame endoscópico recomendado para o tratamento de um distúrbio do trato digestivo superior, conhecido como “Divertículo de Zenker”.
O Divertículo de Zenker é uma herniação da mucosa da parede da hipofaringe e é o divertículo que mais acomete o esôfago em indivíduos acima de 50 anos.
Geralmente, os pacientes com o distúrbio apresentam como sintomas mais comuns os seguintes: dificuldade de engolir (disfagia), regurgitação, mal hálito (halitose), emagrecimento, vômitos, tosse após alimentação, alteração da voz (disfonia), dor ao deglutir (odinofagia), salivação excessiva (sialorréia), entre outros.
O tratamento pode ser realizado por via endoscópica ou cirúrgica, cabe ao médico avaliar. Recomenda-se um período de internamento curto de 1 ou 2 dias, até que o paciente se sinta apto para retomar a alimentação de alimentos pastosos.
Qual o objetivo do exame?
A Diverticulotomia Endoscópica de Zenker é indicada para pacientes com DZ que apresentem disfagia, engasgos, regurgitação ou pneumonia de aspiração, pois tem como principal objetivo auxiliar no tratamento da doença.
Qual o preparo para o exame?
Para a realização da Diverticulotomia Endoscópica de Zenker, o preparo costuma ser o mesmo da Endoscopia Digestiva Alta, podendo haver solicitações de cuidados extras caso o médico ache necessário, como por exemplo, um jejum mais prolongado ou uma dieta líquida na véspera.